top of page

Como estimular as crianças com os estudo em casa?


Se isso te tranquiliza, tenho atendido diversos pais e, pra maioria deles, está sendo bem desafiador fazer com que as crianças mantenham o foco nos estudos, mediante tantos estímulos e a desmotivação por causa do distanciamento físico das escolas e dos amigos.


De verdade, tudo o que aconteceu e, ainda, está acontecendo é muito novo para todos nós. E a pergunta que não quer calar é como estimular as crianças a estudarem em casa?


Todo o mundo está muito cansado e se sentindo inseguro. Digo isso, porque nosso emocional anda bastante abalado e confuso com tanta informação e mudança de hábitos.

Assim como muitos alunos, seus filhos devem ter recebido ou estar recebendo conteúdo da escola, para manter o ensino à distância, o híbrido ou o presencial, na tentativa de aproveitar o tempo em casa e dar continuidade aos estudos.


Além dos recursos tecnológicos, como uma boa conexão de internet, computadores, tabletes ou celulares são necessárias doses abundantes de paciência e uma boa gestão das emoções, tanto dos pais quanto das crianças. Mas como manter as crianças estimuladas e convencê-las de que a educação precisa ser continuada, para que o ano letivo não seja mais prejudicado do que já foi? Isso sem considerar a evasão escolar e a desigualdade de acesso à informação e aos recursos necessários para garantir a continuidade.


São perguntas que não sabemos como responder e geram muita angústia. Por tudo isso, pensei em algumas dicas que podem ser úteis aí na sua casa. Lá vão elas:


A primeira dica é horário: combine com a criança um horário para estudar, de preferência, o mais próximo do que ele mantinha com a escola, caso não tenha retomado o presencial em 100%. Não precisa, obrigatoriamente, colocar o despertador para acordar cedo ou cronometrar o tempo, mas manter uma proximidade da rotina fará bem ao organismo e ao relógio biológico e ainda vai garantir o ritmo da criança para o retorno.


A segunda dica é reforço: aproveite para revisar as matérias nas quais a criança tenha mais dúvidas. Essa revisão pode ser extremamente valiosa para o reforço do aprendizado. Uma dica extra é rever o conteúdo em outros formatos, como em vídeos, por exemplo. Você pode, ainda, pedir ela explicar o que aprendeu com suas próprias palavras. As crianças adoram saber que estão ensinando algo porque se sentem úteis!


Leitura é a terceira dica: reserve um tempo para a leitura. Ler um livro ou contar uma história que tenha relação com o conteúdo da escola será divertido e aumentará o vocabulário da criança, além de promover a tranquilidade dentro de casa. Pode ser um livro de histórias, aventuras... Tudo de acordo com a faixa etária da criança.


A quarta dica é propor atividades lúdicas: utilize desenhos e trabalhos manuais, para aumentar a criatividade infantil. Os jogos de tabuleiro do tipo banco imobiliário são excelentes para desenvolver o raciocínio, cálculos, habilidades como paciência, persistência e concentração, além de promover a integração dentro da família.


A quinta dica é a Internet: a criança pode fazer uso de vídeo aulas, filmes infantis ou pesquisas sobre conteúdo fornecido pelos professores. Há vários vídeos educacionais no YouTube que podem ser assistidos e que são muito úteis, despertando a curiosidade na criança. Mas atenção! Use com moderação e evite que a criança se mantenha conectada perto do horário de dormir, porque isso impede a desaceleração do cérebro e prejudica o sono. Além disso, você deve monitorar os acessos ao conteúdo e aos sites.


A sexta e última dica é grupos remotos de estudos: incentive a criação de grupos de estudos virtuais com os colegas de turma, para esclarecer dúvidas e aproveitar para matar a saudade. Hoje em dia, temos vários aplicativos gratuitos de chamadas de vídeo que ajudam a reduzir a distância.


Eu sei que você já deve ter feito várias tentativas e o meu objetivo é trazer um gás a mais pra você não desanimar e ter condições de motivar seus filhos de forma consciente! Além de contribuir com o aprendizado, o fluxo das atividades será menos tenso. E o melhor de tudo! De quebra, você terá a oportunidade de reforçar os laços e participar mais da vida deles.


Você já sabe que a Academia de Pais Conscientes também está no YouTube, no Instagram, nas plataformas de podcast como o Spotify, Apple, Google , no Telegram e no Facebook.

Deixe seu comentário, curta e se inscreva na lista VIP, para saber quando eu publicar conteúdo novo. Se gostou e fizer sentido pra você, divulgue o Blog da APC para que eu possa alcançar mais pessoas.


Não escolhemos a forma como fomos educados, mas podemos decidir como vamos educar nossos filhos. E você, qual a sua escolha?


Obrigada pela motivação pra ler o post e até o próximo!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page