

O que é a Disciplina Positiva?
A Disciplina Positiva é uma abordagem criada na década de 1980, desenvolvida pela norte-americana Jane Nelsen, Doutora em Educação, baseada na filosofia e trabalhos e Alfred Adler e Rudolf Dreikurs.
Jane publicou um guia para pais e educadores que desejavam desenvolver habilidades de vida em seus filhos e seus alunos.
A Disciplina Positiva se baseia no conceito de que a criança pode ser ensinada, ao mesmo tempo, com firmeza e gentileza, sem punição ou recompensa, utilizando ferramentas que apoiam os pais e professores na solução rápida e eficiente dos desafios diários

Disciplina Positiva para Pais
Tem como objetivo auxiliar pais e responsáveis pela educação de crianças a se conhecerem, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria, construindo relações harmoniosas entre pais e filhos e dentro da família.

Respeito e amor são ingredientes fundamentais
na educação consciente.
A Disciplina Positiva nos traz um olhar que distingue permissividade e autoritarismo no processo de educação, contribuindo para a geração da cooperação, da autorresponsabilidade, além de outras habilidades como a inteligência emocional.
É uma abordagem socioemocional que oferece ferramentas de aplicação prática, para lidar com comportamentos desafiadores das crianças por meio de atendimentos personalizados, mentoria e cursos.
Disciplina Positiva nas Escolas
O time de educadores é beneficiado com a abordagem da Disciplina Positiva por meio de aplicação de técnicas, promovendo senso de colaboração e de organização dos alunos e ajudando os educadores na solução de conflitos dentro e fora da sala de aula.
A Disciplina Positiva é aplicada nas escolas por meio de workshops, palestras, vivências com professores e pais com ótimos resultados: melhoria no desempenho escolar, fortalecimento de vínculos, estimulo da autoconfiança, e desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais que preparam os alunos para a vida

Baseada no afeto, no respeito, na compreensão e no aprendizado mútuo, a Disciplina Positiva visualiza o amplo desenvolvimento da criança.
E quais são os GANHOS?

Para a Família

Melhoria da comunicação com ampliação do diálogo respeitoso entre pais e filhos;

Autoconhecimento dos pais, identificando seu estilo de parentalidade;

Geração de autorresponsabilidade, autodisciplina, cooperação nas crianças;

Criação de relação 'ganha-ganha' por meio de acordos, gerando respeito mútuo;

Ampliação do senso de pertencimento, utilidade e importância dentro da família;

Integração e conexão entre pais e filhos com uso da escuta ativa e da empatia;

Desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais;

Encorajamento dos pais e dos filhos para solução de problemas sem busca de culpados;

Educar pelo exemplo sem aplicar castigo, punição ou barganha.
Ganhos na Escola
Para o Time de Educadores

Ampliação do senso de organização das tarefas em sala de aula;

Gestão das emoções dos professores para lidar com a emoções dos alunos;

Geração de autorresponsabilidade, autodisciplina e cooperação nas crianças;

Criação de relação 'ganha-ganha' por meio de acordos, gerando respeito mútuo entre professores e alunos;

Melhoria da comunicação entre professores e alunos e entre o próprio time de educadores;

Integração e conexão entre o Time de Educadores e os pais;

Desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais dos professores, para lidar com conflitos dentro e fora de sala de aula;

Oportunidade do Gestor Escolar gerir a equipe do Time de Educadores, minimizando conflitos por meio da empatia e escuta ativa.