top of page

Qual a importância da Pausa Positiva?


Olá! Que bom que você deu uma parada aí na sua rotina pra ler nosso blog! Já vou dando os parabéns porque, mesmo sem saber, já fez a sua PAUSA POSITIVA!


Isso mesmo, você sabe o que é a PAUSA POSITIVA? Será que você tá precisando de um tempo pra olhar pra você mesmo ou pra forma de educar seus filhos? Sabia que é possível usar a Pausa Positiva, pra promover a harmonia na relação com seus filhos?


Sabemos que é bem difícil dominar o impulso de reagir, quando nossos filhos se comportam de forma inadequada ou nos tiram do sério. Quem nunca perdeu a cabeça com algum comportamento inadequado dos filhos?


Nesses momentos de estresse, a gente acaba acionando a parte mais primitiva do nosso cérebro, o reptiliano. Aquela parte do cérebro que faz a gente agir como se fosse um animal em situação de perigo. Nesse exato segundo, perdemos o autocontrole e somos, literalmente, sequestrados da nossa consciência e da razão.


E o alerta que quero deixar é que essa é a pior hora, pra gente brigar ou querer corrigir as atitudes dos nossos filhos, porque, certamente, vamos “enfiar os pés pelas mãos” e piorar o cenário. “Vai dar muito ruim”, como se diz no popular.


Pensar em dar sermão ou ficar enumerando os erros? Ih! Nem pensar!! Não é uma boa escolha e não funciona!


Muitas vezes, esquecemos que cabe a nós, adultos da relação e pessoas emocionalmente evoluídas, encontrar uma forma de amenizar o conflito. Sim, porque nossos filhos, ainda, não conseguem pensar e elaborar as ideias e emoções de forma ordenada. Por isso, meus queridos, não esperem reações ou ações tão ordenadas e lógicas vindas dos seus filhos, porque eles estão passando por um longo processo de aprendizado e ebulição das emoções e sentimentos.


Dentro desse cenário, a Disciplina Positiva, que é uma abordagem com foco na solução e educação com firmeza e gentileza, sugere a tão amada “Pausa Positiva” que é uma de suas melhores ferramentas, para apaziguar os ânimos e turbinar nosso cérebro racional e buscar respostas ativas e positivas que tragam resultados duradouros. É muito interessante que os pais utilizem a Pausa Positiva, para focar em soluções e não em culpados. Apontar o dedo pra quem cometeu o erro não é respeitoso e pode se caracterizar como manipulação, além de reduzir a conexão dos pais com os filhos.


Eu não estou falando que não podemos chamar a atenção dos nossos filhos sobre seus comportamentos inadequados ou malcriações, não é isso, mas a grande sacada é que não cabe reforçar aquilo que é negativo, que já sabemos que não é legal e que não funciona. O ideal é gastar a energia em construir um ambiente de calma junto com seu filho, pra que ele possa refletir sobre o que ocorreu e construa uma solução com a sua ajuda ou, até sozinho, se tiver capacidade.


A neurociência explica que é importante que o adulto controle seu comportamento, pois as crianças utilizarão os neurônios espelhos e, também, vão se descontrolar. De forma bem resumida, neurônios espelhos são os neurônios que usamos pra imitar, pra repetir gestos, falas e atitudes.


Mas como eu ia dizendo, a Pausa Positiva faz a gente resgatar a razão, REFLETIR e AGIR, em vez de REAGIR sem pensar. Existem algumas formas de usar a Pausa Positiva e promover a harmonia nas relações, aplicando as dicas que darei agora!


A primeira dica é silenciar. Já ouviu o ditado que boca fechada não entra mosquito? Deixar baixar a poeira e recuperar o equilíbrio é uma ótima estratégia;


A segunda dica é se retirar do local por instantes. Se possível, se afaste porque isso traz bons resultados e ajuda a reduzir a tensão. Respirar fundo e beber água é a terceira dica. Parece bobo, mas enquanto você bebe água, ocupa a boca pra não falar mais do que deve, irriga o cérebro e ganha um fôlego pra pensar;


A quarta dica é meditar e refletir sobre o que houve. Claro que isso é depois, não é na hora da discussão. Pensar pra não tomar uma atitude intempestiva;


A quinta e última dica é usar a empatia. Tentar entender os motivos que levaram à criança a adotar a conduta indesejada, antes de criticar.


Praticar a Pausa Positiva é muito eficiente e serve de modelo, para, depois, ensinar seus filhos a fazerem o mesmo, de acordo com os recursos adequados à faixa etária deles.


Então minha gente, muita calma nessa hora! Respira e não pira!


Fique ligado, porque toda semana, eu volto com novidades sobre educação positiva.


Lembro que a Academia de Pais Conscientes também está no YouTube, no Instagram, nas plataformas de podcast como o Spotify, Apple, Google , no Telegram e no Facebook.

Deixe seu comentário, curta e se inscreva na lista VIP, pra saber quando eu publicar um artigo novo. Se gostou do conteúdo e fizer sentido pra você, divulgue o Blog da APC para que eu possa alcançar mais pessoas.


Não escolhemos a forma como fomos educados, mas podemos decidir como vamos educar nossos filhos. E você, qual a sua escolha?


Obrigada pela pausa e até o próximo post!

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page