top of page

O que é a Rotina do Sono?


E aí, como tem sido o sono do seu filho? Ele dorme bem ou mal? E você? Também não consegue dormir por causa dele? Pra conhecer algumas propostas de melhoria da qualidade do sono dos pequenos, hoje, vamos falar sobre Rotina do Sono.


Em uma recente pesquisa, a Associação Brasileira do Sono mostrou que 43% dos brasileiros não têm um sono reparador. Seja porque dormem mal ou porque apresentam distúrbios do sono. E isso, gente, acontece, por várias razões e uma delas é a má qualidade do sono dos filhos. As crianças dormem mal e, sem querer, atrapalham o sono dos pais. Especialistas em sono infantil afirmam que cada faixa etária tem uma “normalidade” de horas para dormir, mas que isso pode oscilar um pouco de criança pra criança. Mas, um ponto que eu quero jogar luz é que a dinâmica familiar influencia diretamente no sono dos pequenos.


Vários fatores impactam o sono, como as agendas dos pais espremidas, o volume de atividades e compromissos assumidos pelas crianças. Por isso, observamos que o nosso ritmo circadiano, ou seja, o nosso relógio biológico se desgoverna. Muitas vezes, ficamos com uma confusão mental e sem a noção exata dos dias e das horas, o que afeta o nosso sono.


Tenho escutado relatos de pais sobre os filhos que estão trocando o dia pela noite, trazendo riscos à saúde, como ganho de peso, devido à alteração dos horários das refeições, cansaço, estresse, irritabilidade o que afeta o desenvolvimento das crianças.


E aí, surge a pergunta que não quer calar? Como os pais podem ajudar seus filhos a dormir melhor? Pra apoiar vocês, proponho algumas sugestões práticas e eficazes:


A primeira sugestão é criar uma rotina do sono: combine com seu filho que é necessário ter hora para dormir e hora para acordar. Mesmo para as crianças que ainda não estudam, o ideal é que os horários sejam mantidos, a fim de que a criança não se sinta perdida no tempo e não tenha dificuldades de adaptação, quando ingressar na escolinha;

Fazer atividades físicas é a segunda sugestão: proponha exercícios, mesmo dentro de casa e façam em conjunto. Porém, atenção! A diminuição de atividades ou brincadeiras agitadas no período da noite é bem interessante, pra gente iniciar o processo de desaceleração e reduzir os estímulos ao cérebro da criança;

A terceira proposta é a preparação do ambiente: pergunte ao seu filho se ele deseja dormir com uma música suave ou conte uma história. Proporcione um ambiente calmo, com luz reduzida, temperatura adequada e silencioso pois tudo isso faz toda a diferença, para induzir uma noite de sono tranquila e levar a criança a se entregar ao sono;

Cuidados com alimentação também são essenciais: a recomendação dos nutricionistas e pediatras é que devemos evitar alimentos de difícil digestão e que contenham cafeína, próximos ao fim do dia, porque podem afetar o metabolismo infantil, além de provocar refluxo em algumas crianças;

A última sugestão é reduzir o uso de telas: é fato que a internet e a tecnologia facilitam nossa conexão, mas o recomendado é evitar o uso de eletrônicos, pelo menos por duas horas antes de dormir, pois os raios emitidos pelas telas afetam a visão e deixam o cérebro acelerado, o que impede a criança de dormir o sono dos anjos. Eu sei que isso é quase que impossível, tanto para as crianças quanto para nós, mas podemos tentar diminuir um pouco.


Todas essas dicas podem ser usadas por vocês em relação aos seus filhos e com vocês mesmos.


Lembrem-se de que os pais são o exemplo para os pequenos, e, portanto, modelam seus comportamentos. E, como já falei antes, não adianta imposição porque a fórmula é negociar.


Usem uma ferramenta muito eficaz da Disciplina Positiva: façam REGRAS E COMBINADOS com seus filhos e eu garanto que serão bem sucedidos.


No mais, paciência e carinho ajudarão muito a dormir melhor.


Nós estamos no Instagram, no Facebook, no YouTube, no Telegram, nas principais plataformas de podcast. Acesse pelos ícones no rodapé!

Inscreva-se na lista VIP, pra saber quando eu publicar um artigo novo. Se gostou, divulgue o Blog da APC, pra que eu possa ajudar mais pais e responsáveis.


Sempre digo que não escolhemos a forma como fomos educados, mas podemos decidir como vamos educar nossos filhos. E você, qual a sua escolha?


Desejo a todos, não só boas noites de sono, mas sonhos de um mundo melhor! Espero ter ajudado, obrigada pela leitura e até o próximo post!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page